terça-feira, 19 de julho de 2016

Arquivo do CES - preservação da memória documental

Arquivo Setorial do CES preserva a memória documental do campus da UFCG de Cuité

    Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2016, 21h19 | Última atualização em Segunda, 18 de Julho de 2016, 21h19 | Acessos: 18


    Unidade administrativa é, atualmente, a única com espaço próprio entre todos os campi da universidade.
    Os arquivos de qualquer instituição são os responsáveis pela guarda, conservação e preservação da informação documental, produzida e/ou recebida por ela. Além de atender a legislação arquivística vigente, a qual determina a correta guarda e manutenção do patrimônio informacional, o Arquivo Setorial do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus de Cuité, disponibiliza ao público usuário a consulta documental, pesquisa documental, guarda, restauração, conservação e descarte de documentação que já tenha atendido aos prazos legais constantes na tabela de temporalidade, utilizada por todas as instituições federais de ensino superior, tanto para as atividades fins, quanto para as atividades meio.
    No Arquivo Setorial do CES são encontrados diversos documentos, tais como ofícios, memorandos, diários de classe, documentos pessoais, empenhos, notas ficais, controle de abastecimento, diárias, processos, cadastros, contratos entre outros.
    Atualmente, a unidade administrativa funciona no primeiro andar do setor administrativo do centro, de segunda à quinta - das 07h às 12h e das 14h às 18h e na sexta-feira – das 07h às 12h e das 14h às 17h. Seu acesso é restrito, levando-se em conta que é essencial atender a legislação pertinente para a segurança da informação documental e melhor controlar o fluxo informacional do setor. Todavia, as pesquisas e consultas solicitadas são atendidas de pronto para todos que necessitem de documentos já confiados ao arquivo.
    Toda a comunidade universitária e a população em geral podem ter acesso aos documentos que estão arquivados, exceto aqueles que estejam protegidos pela lei de acesso à informação, quando se tratar de documentos que possam colocar em risco a segurança de pessoas, da instituição ou ferir a moral e integridade das pessoas produtoras do documento. As consultas podem ser feitas através do ramal telefônico 1824 ou e-mail: arquivodoces@gmail.com.
    Segundo o diretor do arquivo Jesiel Ferreira Gomes, o sonho de ter um arquivo no CES organizado, funcional e atendendo ao que preceitua a ciência arquivística e a legislação arquivística teve início no ano de 2010. Na época, após fazer um diagnóstico sobre o acúmulo de massa documental no campus, fora encaminhado um projeto de organização documental, com o objetivo de obter um espaço físico para o arquivo, higienização dos documentos, destinação para descarte e organização dos documentos que necessitassem ser guardados.
    Desde então, já foram descartados mais de uma tonelada de material que não necessitava mais de guarda; foram higienizadas mais de cem páginas de documentos e já foram atendidos a mais de mil pesquisas documentais.
    De acordo com informação dada pelo Arquivo Geral da UFCG, apenas o campus de Cuité tem um arquivo setorial organizado, com espaço próprio e pessoal responsável, inclusive, padronizado e utilizando software de gestão documental, embora que todos os campi possuam documentos e arquivos.
    (Ascom/CES – 18.07.2016)

    Fonte: http://150.165.111.213/~ces/portal_2016/index.php/component/content/article?id=153

    Um comentário:

    1. Parabéns à todos que contribui ou contribuíram para melhor atender a comunidade universitária. Cada um com suas capacidades particulares.

      ResponderExcluir