terça-feira, 6 de setembro de 2016

Visita técnica a obra da Biblioteca do CES

Alunos de Engenharia Civil da UFCG realizam visita técnica às obras de ampliação da Biblioteca do campus de Cuité

    Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2016, 18h37 | Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2016, 18h39 | Acessos: 21





    Estudantes concluintes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande, campus sede, estiveram recentemente no Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus de Cuité, realizando uma visita técnica às obras de ampliação da Biblioteca do CES. A ação faz parte do cronograma do Estágio Curricular Obrigatório e visa constatar se o serviço de ampliação da biblioteca está seguindo corretamente o que foi pré-determinado no projeto estrutural.
    Na ocasião, os alunos receberam explicações sobre o intuito e os processos utilizados para realização da obra e, também, puderam conferir as ferragens, bitolas, espaçamento das vigas, escada e parte da laje que já está sendo lançada. Toda a vistoria foi acompanhada pelo engenheiro civil da Prefeitura Universitária, Leomar Soares, e pelo Prefeito Setorial do CES, Gustavo Correia.
    Segundo Leomar, a atividade realizada no campus demonstra o intuito da Prefeitura Universitária da UFCG de interagir com os estudantes do curso, trazendo a realidade das construções civis da instituição para eles. “Essa ligação com os alunos é de grande relevância, no sentido de facilitar o aprendizado e incentivo à prática da engenharia civil com qualidade pelos futuros profissionais, através de visitas às obras feitas e em andamento da nossa universidade”, completou.
    Além de acompanhar a obra de ampliação da Biblioteca, os alunos tiveram oportunidade de conhecer os espaços concluídos do campus, a exemplo das Centrais de aulas, prédios de laboratórios, Complexo Esportivo (recém-construído) e outras obras em andamento, como a futura Praça Jardins Terapêuticos do CES.
    “Essa atividade foi importantíssima para o complemento do curso, visto que o que foi visto na teoria está sendo aplicado na prática e nos deixando mais familiarizado com a obra”, destacou Plínio Campos, aluno do 9º período.
    Já para a estudante Aline Bezerra, do 10º período, a visita às obras do campus de Cuité ajuda a compreender ainda mais sobre a importância do engenheiro civil neste tipo de serviço. “Essa visita foi muito essencial para conseguimos analisar e visualizar em prática o que aprendemos em sala de aula e durante o estágio sobre o papel do engenheiro civil em uma obra como esta que está sendo realizada no CES”, concluiu.

    (Ascom/CES – 06.09.2016)

    sexta-feira, 2 de setembro de 2016

    O CES é 10!

    Desenvolvendo qualidade: Campus de Cuité da UFCG comemora dez anos de criação 
    Aniversário será comemorado com mesa de debates, apresentações culturais e forró pé-de-serra

    O Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está celebrando nesta quinta-feira, dia 1º, seu aniversário de dez anos. Criado em 1º de setembro de 2006, o centro vem contribuindo, principalmente, com o desenvolvimento das regiões do Curimataú e Seridó da Paraíba e Trairí do Rio Grande do Norte, ajudando na formação de novos profissionais.

    Às 20h, será realizada no Teatro Municipal de Cuité-PB uma mesa de debates abordando sobre os 10 anos da instituição cuiteense, com as presenças do ex-reitor da UFCG Thompson Mariz, do ex-prefeito de Cuité Antônio Medeiros (Dr. Medeiros), do ex-diretor do CES Marcio Caniello, do vice-reitor e secretário de Planejamento da UFCG Vicemário Simões, além do diretor e do vice-diretor do CES Ramilton Marinho e José Justino Filho, respectivamente. O evento integra a programação do 8º Festival Universitário de Inverno de Cuité. Na ocasião, também haverá apresentação do Coral Vozes da Floresta de Nova Floresta-PB. A entrada é gratuita.

    As comemorações de dez anos do CES dão sequência, às 21h, com a 3ª edição do Projeto Mangaio na Praça de Alimentação do Mercado Público de Cuité-PB, com Forró Pé-de-Serra e show com Curió de Bananeiras.

    Para a estudante do 5º período do curso de Ciências Biológicas, Meris de Oliveira, a chegada da universidade possibilitou que uma grande quantidade de estudantes de cidades como Cuité, Nova Floresta, Jaçanã, Picuí, pudessem abrir novos horizontes, já que antes, poucos tinham oportunidade de frequentar o ensino superior nas cidades maiores e mais distantes. “A criação do campus de Cuité ajudou bastante a formar as pessoas da nossa região e fazer com que estas atuem em suas próprias localidades, destacou.

    Já para o aluno extensionista Jailson Borges, o campus de Cuité atua, fortemente, no desempenho de ações para melhoria da sociedade e do ambiente onde o campus está inserido, como por exemplo, nas atividades de reflorestamento, baseado na plantação de mudas de espécies nativas e conscientização da população local, através de seu projetos. “A chegada do CES possibilitou que pudéssemos desenvolver nossas habilidades e conhecimentos em prol da melhoria do nosso povo”, ressalta.

    História

    A solenidade de inauguração foi conduzida pelo reitor da UFCG, Thompson Mariz e pelo então diretor do CES, Márcio Caniello, e teve seu auge com a aula magna de abertura do semestre letivo 2006.2, proferida pelo ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFCG) Lynaldo Cavalcanti, responsável pelo início do processo de interiorização do ensino superior na Paraíba.

    O campus possui uma área de 86 hectares (incluindo o Horto Florestal e a Residência Universitária) e concentra suas instalações na antiga Escola Técnica Agrícola Raimundo Asfora (ETAC). Na época, a escola fora doada pelo município à UFCG durante a Gestão do prefeito Antônio Medeiros Dantas, a qual passou por ampla reforma em sua estrutura para consolidação e exercício pleno das atividades do CES.

    O Centro de Educação e Saúde é constituído, atualmente, pelas Unidades Acadêmicas de Enfermagem (UAENFE), Saúde (UAS), além das recém-criadas UABQ – Unidade Acadêmica de Biologia e Química e UAFM - Unidade Acadêmica de Física e Matemática, oferecendo 3 cursos de bacharelado: Enfermagem, Farmácia e Nutrição; 4 licenciaturas: Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química; além da Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia.

    Hoje, o campus conta com 2 blocos de aulas, ambiente para professores, Biblioteca, Farmácia-Escola, Centro de Vivência, diversos Laboratórios, Restaurante Universitário, Ginásio Poliesportivo, Complexo Esportivo, o qual foi inaugurado em março deste ano, entre outros espaços. 

    Também faz parte do CES, a Residência Universitária (bairro Antônio Mariz) e o Museu do Homem do Curimataú (antigo Cuité Clube) – localizado no Centro de Cuité. Este espaço preserva a história da região e é palco de diversos eventos culturais da cidade a exemplo de palestras, apresentações de cantadores de viola, lançamentos de livros, apresentações teatrais, etc.

    Atualmente, o CES possui em torno de 2 mil alunos, 130 professores (aproximadamente), 43 servidores técnico-administrativos e 114 colaboradores terceirizados.


    (Ascom/CES – 01.09.2016)


    Fonte: http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=18866

    Sala de cinema já com paredes e teto













    Diretor da Biblioteca Central da UFCG e da Biblioteca do CES participa de programa cultural



    Ao tempo que se fez uma visita a ASSORAC (associação raízes da cultura) no bairro das Malvinas, na cidade de Campina Grande, aproveitou-se o momento para ratificar a parceria de fomento cultural entre esta associação e a Biblioteca Central da UFCG, com a doação de livros, revistas e materiais de consumo dos mais variados tipos para a promoção da leitura e cultura como um todo.

    A biblioteca visitada foi a unidade do bairro das Malvinas, instalada dentro do mercado público deste bairro.

    Confira nossa participação e compartilhe os vídeos, além de ajudar na continuidade desta associação com seu trabalho brilhante de atendimento as necessidade de informação das pessoas como um todo.

    Vocês podem doar livros, revistas, estantes, materiais de consumo e também, mais importante, sua presença neste local. Visite!





     

    Fonte: youtube - canal raízes da cultura

    Biblioteca Central em Ação!

    Biblioteca Central da UFCG faz doação para associação comunitária nas Malvinas
    Materiais bibliográficos foram  doados para a Associação Raízes da Cultura

    A Biblioteca Central da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou uma doação de materiais bibliográficos para a Associação Raízes da Cultura (ASSORAC), responsável pela Biblioteca Comunitária Irenice Martins Ferreira (Nena) localizada no bairro das Malvinas, na cidade de Campina Grande - PB.

    Os materiais doados não fazem parte do uso e interesse de informação do público usuário da UFCG e foi selecionado através de uma ação conjunta dos servidores da Biblioteca Central que atuaram na análise, avaliação e seleção dos livros.

    A parceria entre a Bilbioteca Central e a ASSORAC se estenderá além da doação com troca de conhecimento  entre os servidores e coleboradores das duas isntituições e parceria no canal do youtube da associação, o Raízes da Cultura.

    (Ascom/UFCG - 29.08.2016)


    Fonte: http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=18847